O mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PNE)

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (1 votos, média: 10,00 de 10)

     





Ter uma deficiência é, certamente, um drama pessoal. Seja uma deficiência que permita levar a vida sem muitas limitações, como a cegueira de um olho, ou algo mais limitante, como uma paraplegia ou paralisia cerebral, a deficiência sempre impõe um ônus ao seu portador e, normalmente, também à sua família.

Mas isso não significa que essas pessoas, ditas como “portadoras de necessidades especiais (PNE)” são incapazes. Em geral, deficientes costumam ter a maior parte de suas habilidades, mentais ou físicas, absolutamente normais. São capazes, portanto, de desempenhar atividades no mesmo nível de uma pessoa sem deficiência, sem nenhum prejuízo. É só não querer que eles desempenhem uma atividade que vá diretamente de encontro à sua deficiência.

No entanto, pessoas com deficiência podem ter problemas para entrar no mercado de trabalho, pois muitas vezes os recrutadores podem ter a impressão de que elas são menos capazes do que, de fato, o são. Para melhorar a aceitação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi criada a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. O artigo 93 da lei exige que um certo percentual do número de vagas de qualquer empresa seja preenchido por deficientes. Mais especificamente:

  • 2% das vagas para empresas com até 200 funcionários
  • 3% das vagas para empresas com 201 a 500 funcionários
  • 4% das vagas para empresas entre 501 e 1000 funcionários
  • 5% das vagas para as restantes

Mas no vídeo abaixo (é de 10 de dezembro de 2008, mas a situação do mercado de trabalho é, obviamente, a mesma) aparece um problema: as vagas existem mas, infelizmente, falta qualificação aos deficientes para preencher as vagas. Comentando: não que isso seja exclusivo deste grupo, pois o mesmo costuma ocorrer com pessoas sem deficiência.

Os números mostram que o mercado de trabalho para deficientes está em expansão. Mas será que existe mesmo mercado para todos os portadores de deficiência? É algo difícil de responder. A justificativa de que falta qualificação costuma ser dada para o mercado em geral. Mas sabemos que a demanda existe e, portanto, vale aqui a mesma regra para todos, deficientes ou não: é necessário buscar se aperfeiçoar e se especializar. No fim das contas, é isso que vai tornar mais fácil e mais rentável o trabalho.

Recursos adicionais

Por fim, vamos deixar aqui uma lista de sites bons, com comunidades de deficientes, para que você possa trocar ideias, acompanhar as mudanças na legislação e saber de propostas de emprego para você:

  • lerparaver.com – comunidade de deficientes visuais
  • Andef - Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos
  • Adfego – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás – há mural de empregos, informação para empresas que queiram contratar deficientes físicos, entre outros materiais importantes
  • http://www.fiemg.com.br/ead/pne/ - página para PNE do SENAI de Minas Gerais. Também tem informações legais, vagas de emprego, etc.
  • Bengala Legal

O post até acabou ficando bem comprido, mas espero que esteja bem informativo. Se alguém tiver alguma sugestão, alguma informação a acrescentar, alguma correção a fazer, por favor, comente. Obrigado!


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Por um acaso vcs teriam algum material bibliografico para me indicar a respeito deste assunto ? estou desesperada por conteudo para desenvolver minha monografia, fico grata desde ja pela ajuda.

  2. luciane escreveu:

    boa matéria, estou pesquisando pois aqui em minha cidade a igreja catolica esta lutando por um espaço para os deficientes em geral, nossa preocupação no momento além de cuidar da saúde destas pessoas é também incui-las no mercado de trabalho.estamos elaborando projetos para levar à camara de vereadores, esperamos que de certo.

  3. Obrigado pelo elogio Luciane! Aqui no Agencia Empregos temos preocupação especial em promover oportunidades para PNE.

  4. Gostei muito dessa matéria e inclusive estou fazendo meu tcc sobre esse tema caso tenha mais algum material e poder me informar fico grata.

    Desde já agradeço.

  5. Andre Winter escreveu:

    Gostei da matéria estou em busca de materiais para o TCC, caso disponham de algum para indicar, agradeço.

  6. nivea costa escreveu:

    boa noite!!!!
    me chamo nívea e sou professora de pessoas portadoras de deficiência visual e tenho alunos cegos que tem muita preocupação em aumentar a sua renda, ter uma vida mais digna, que afinal de contas este beneficio é bom mas é muito pouco, fazendo a pessoa a viver de favores dos outros. fico triste com esta situação, agora imagina o próprio deficiente??????? então por favor precisamos de muitas informações. tudo de bom, obrigada, nivea costa

  7. Tatiane escreveu:

    Estou a procura de material sobre deficientes fisicos no mercado de trabalho, para desenvolver minha monografia.
    Se puderem me ajudar,fico grata.

  8. Tânia Souza escreveu:

    È Realmente a matéria é muito boa sim, mais é uma pena que na realidade as coisas não funcionam assim.
    Sofri um acidente em 2005 e desde então estou atrás de emprego, e não consigo nenhuma oportunidade.

  9. Juliane escreveu:

    Olá,
    Estou iniciando meu TCC, sobre inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, preciso de bibliografia para isso, se vcs tiverem algumas para me indicar, eu agradeço.

  10. Natália escreveu:

    Olá, estou fazendo meu tcc, sobre a inclusao do deficinete fisico no mercado de trabalho, gostei muito deste texto, se voceis puderem me ajudar me mandando algumas bibliografias, artigos, eu realmente agradeço muito!!!

  11. Ana Paula (Inha) escreveu:

    Gostaria de receber alguns materiais para meu TCC sobre o mercado de trabalho e a pessoa com deficiência física frente ao pricípio de igualdade. Obrigada.

  12. Ana Paula (Inha) escreveu:

    Precisava de dados de deficientes no mundo, no Brasil e em Minas gerais.
    se alguem poder me ajudar agradeço.

  13. Cintia Elisa escreveu:

    @Ana Paula (Inha)
    Ei Ana Paula, eu também estou fazendo meu TCC sobre inclusão de pessoas portadoras de deficiencia no mercado de trabalho e vi que os dados que estou precisando são os mesmos seu. Vc conseguiu alguma coisa a respeito? Vc tem alguma fonte de pesquisa que poderia indicar.
    Desde de já agradeço.

  14. Achei otimo

  15. Estou fazendo meu TCC também, vi que a maioria está fazendo sobre a inserção do PNE no mercado de trabalho.
    Meu TCC tem um tema mais específico, falarei sobre a isenção de impostos para os PNE.
    Se alguém puder indicar algum material a respeito, talvez, quando de suas pesquisas, tenham encontrado algo que eu possa utilizar em meu trabalho.
    Podemos trocar materiais, já que estou pesquisando e encontro muito material a respeito da inclusão no mercado de trabalho.
    Desde já agradeço.

  16. cleberson paulineli escreveu:

    a pessoa que perdeu o olfato é uma pessoa pne? p/ que possa participar de concursos ou outras vagas p/ pne?

  17. cleberson paulineli escreveu:

    é pne ou não?

  18. ola
    gostei muito estou fazendo meu TCC , vou apresentar agora em dezembo 2009 e gostaria que me manda-se mais reportagem para nossa apresentação
    meu tema Portadores de deficiencia no mercado de trabalho e o papel do RH ”
    adoraria receber masi informações rescente e sempre bom mais complementos
    agradeço e aguardo retorno
    fabiana cabral

  19. Olá Boa tarde!Sou uma estudante de Administração e estou fazendo minha monografia sobre Inclusão de Deficientes Físicos no Mercado de Trabalho,gostaria muito de receber materiais e bibliografias sobre este tema.Desde já agradeço.
    Débora Moura

  20. Risiê Tenório escreveu:

    Gostei muito dessa matéria e estou fazendo meu tcc sobre esse assunto. Vcs teriam algum material bibliográfico para me indicar? Desde já agradeço
    Risiê Tenório

  21. Estou orientando 2 formandas do curso de Administração em sua monografia “Inclusão do Deficiente no mercado de trabalho” e gostaria de ter mais informações sobre bibliografia. Ficaria grato se enviassem para meu e-mail todo material disponível.
    marcosthereza@clubinter.com.br

  22. MARCELO DE FREITAS escreveu:

    Tenho uma vaga para recepcionista na minha empresa e gostaria de oferecer para um deficiente mas tenho encontrado muita dificuldade para encontrar alguém. Na maioria são agencias onde ainda tenho que pagar para oferecer a oportunidade. Se puderem me ajudar nesta questão que é urgente, agradeço.

  23. THAIS GOMES escreveu:

    Olá a todos, estou em busca de uma empresa que seja 100% acessivel para os deficientes fisicos, visuais e auditivos. Mas não estou encontrando nada. Será que alguém pode me indicar alguma empresa? E preciso montar um trabalho o mais urgente rss!!Obrigada desde já.

  24. Rennan escreveu:

    Estou fazendo monografia com tema “A inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho”
    Gostaria que me indicassem material bibliografico caso tivessem
    desde ja agradeço

  25. Geyse Ferreira escreveu:

    fabiana :olagostei muito estou fazendo meu TCC , vou apresentar agora em dezembo 2009 e gostaria que me manda-se mais reportagem para nossa apresentaçãomeu tema Portadores de deficiencia no mercado de trabalho e o papel do RH ”adoraria receber masi informações rescente e sempre bom mais complementosagradeço e aguardo retornofabiana cabral

    Ola Fabiana, meu nome é Geyse Ferreira e eu estou fazendo o meu tcc com o mesmo tema que você. pois o meu é: O papel do RH na seleção de pessoas portadoras de necessidades especias e gostaria de poder contar com você para colher alguns materiais, se você podesse me enviar eu lhe agradeço desde já. Obrigada!!!
    @Débora

  26. Ricardo de Souza escreveu:

    Boa noite!
    Estou fazendo meu TCP sobre A Inclusão e a exclusão Social do deficiênte fisico qualificado no Mercado de Trabalho.
    Se alguém puder me ajudar indicando algum material ou bibiografia a respeito, ou até mesmo usado em suas pesquisas, agradeço muitíssimo e fico a disposição de interagir na troca de materiais, referente ao assunto da inclusão do deficiente no mercado de trabalho.
    Agradeço muito a atenção de todos vocês.

  27. Célia Aparecida de Oliveira Giovanelli escreveu:

    Telma, boa tarde!
    Estou buscando material para montar meu TCC sobre deficiência física…..me ajuda!!! tô ficando louca ja com esse TCC pois meu prazo ta acabando e já é pro dia 20/06 agora… se vc puder me enviar materiais q vc usou agradeçeria muito, estou terminando o curso de serviço social.Me ajude SOCORROOOOOOOOOOOO

  28. Célia Aparecida de Oliveira Giovanelli escreveu:

    Já faz algum tempo que pedi ajuda a vcs e ate agora nada…Estou a procura de material sobre deficientes fisicos no mercado de trabalho, para desenvolver minha monografia.
    Se puderem me ajudar,fico grata.

  29. Célia Aparecida de Oliveira Giovanelli escreveu:

    @Ricardo de Souza
    Ola ricardo vc ja fez seu tcc, se tiver lhe peço ajuda pq tambem estou fazendo do mesmo tema do seu.SOCORROOOOOOO meu tcc é pro dia 25/06/2010

  30. jacson schembro escreveu:

    Ola tambem estou fazendo meu tcc, estou fasendo facul de design industrial, e optei desenvolver produtos para deficientes fisicos na area de design social. se puderem enviar algum material fico agradecido. desde ja agradeço…

  31. Ráymora Fernanda escreveu:

    @Geyse Ferreira Se vc tem algum material sobre portadores de necessidades especiais me ajuda.

  32. Ráymora Fernanda escreveu:

    Eu preciso de algum material sobre de inclusão dos deficientes fisícos no mercado de trabalho. Pq vou fazer minha monografia sobre este tema. Se tiver alguma coisa realizado sobre esse assunto, por favor me manda, eu fico agradecida.

  33. Boa tarde,
    Estou fazendo meu TCC sobre a inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho e gostaria de pedir ajuda de envios de materiais, arquivos,bibliografias,algo que possa ajudar por favor.
    Desde já agradeço.

  34. tania moraes escreveu:

    Estou fazendo meu tcc sobre inclusao de pessoa com deficiencia fisica no mercado de trabalho de salvador quem puder me ajudar com referencias bibliograficas artigo materias me ajudaria muito agradeço desde ja

  35. Marlene Andrade escreveu:

    @tania moraes
    OLa, tambem estou fazendo tcc em enfermagem do trabalho gostaria de relacinar com a insrcao do deficiente fisico no mercado de trabalho, nao estou conseguindo referencias necesarias. se puder me ajudar?
    Obrigada!

  36. eu nao sou deficinte mas tenho conciencia do sofrimento de um deficiente a dor cha e grande e mais uma omilhaçao de pessoas preconceituasas entao nao qritique aquela pessoa deficiente mais sim ajuda por que se fosse vc nao ia gostar de ser regeitada pela as pessoas nao?!!!

  37. Raquel Machado escreveu:

    @Marlene Andrade
    Oi Marlene

    Estou fazendo minha monografia sobre inclusão de deficientes no mercado de trabalho e realmente é bem complicado encontrar material, mas tenho como sugestão os seguintes:
    Inclusão: conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiencia – Carolina Ignarra, Tabata Contri e Raphael Bathe
    Oportunidades de trabalho para portadores de deficiencia – José Pastore
    Espero que tenha ajudado.
    Abraço

  38. zakia fernandes escreveu:

    Ola!
    Gostaria de material sobre o deficiente intelectual incluso no mercado de trabalho, para começar a monografia.
    AGRADEÇO

  39. É em certo ponto concordo que falta qualificação para pessoas portadoras de deficiências, mas onde está o erro? Voltemos lá atrás quando estes dão início a alfabetização muitos, eu diria a maioria são discriminados e não se sentem bem no meio e acabam desistindo, ou até se alfabetizam mas não dão continuidade devido ao trauma da infância que é um perído que isso ocorre com mais frequencia.Tenho mais uma pergunta, de que adianta existir a lei se as empresas não a cumprem ou a cumprem somente para não serem multadas simplesmente preenchem as vagas sem dar oportunidades, um fator marcante tbm são as cotas nas universidades, elas existem sim, mas não para portadores de deficiência porque não existe uma lei para inclusão de deficientes nas universidades? Isso sim é DISCRIMINAÇÃO…

  40. Simone Fernandes escreveu:

    Estou escrevendo meu Tcc sobre inclusão social para portadores de Síndrome de Down no mercado de trabalho, por favor gostaria que enviasse algum material que ajudasse no desenvolvimento deste tema. Obrigada!

  41. boa tarde guero pedir uma ajuda estou com dificuldade de conseguir um fiso de marcha moro numa cidade do interior ele trabalhava na empresaa aerea tam aconteceu um grande acidente com ele e so eu ele ele precisa faser fisio voltar trabalhar guero ver os direito dele por favoorrrr me ajude ele tem 32 anos esta numa cadeira de rodas me ajude me mande umail por favor me socorre

  42. Eliana de Souza Silva escreveu:

    Passei no concurso público para agente de combate às endemias, concorrendo as cotas para pessoa com alguma deficiencia física. Fui contratada pelo regime celetista em 17 de novembro de 2008. Mudamos para o regime estatutário em maio de 2011 e eles alegam que tenho que comprir outro estágio probatório e como estou na luta por melhores condições de trabalho, eles passaram a me persegui; cortaram minha insalubridade, agora tiraram o auxilio alimentação e transporte. No momento estou recebendo R$ 545,00 ou seja, abaixo do mínimo nacional e qdo desconta o ips, fica um valor de R$465,15. Tenho fotos onde consta que trabalho em local insalubre, junto ao veneno que mata o mosquito da dengue e ainda assim não tenho direita a nada a não ser esse valor que citei acima. Peço ajuda para quem de direito, pois não tenho mais o que fazer.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)