Dicas para treinamento de pessoal – lidere pelo mau exemplo

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





Não, você não leu o título errado não. É isso aí mesmo. Ensine e lidere dando maus exemplos. Não, não é para começar a fazer besteira. É só para falar mal das pessoas que não tomaram certos cuidados e acabaram tendo problemas.

Segundo estudo publicado na Revista Applied Psichology, dois programas de treinamento aplicados em bombeiros em 2006 revelaram que aqueles que foram expostos a exemplos onde seus colegas se deram mal ao tomar uma decisão errada desenvolveram uma melhor capacidade de julgamento da situação e maior capacidade de se adaptar a situações ruins, ao contrário daqueles que foram expostos somente a exemplos de sucesso.

O famoso (lá fora) Copyblogger mostrou que nossa sociedade está cheia desse tipo de ensinamento. Ele dá o exemplo dos programas de moda, que mostram o certo e o errado na hora de se vestir (quadro presente no Programa da Luciana Gimenez da RedeTV, por exemplo). Nesses quadros, as pessoas vestidas de uma maneira “brega” são detonadas, o que também serve para prender a atenção da platéia.

Portanto, se você está liderando algum programa de treinamento ou mesmo liderando pessoas em uma empresa, não tenha dúvidas: misture, nas suas falas, exemplo de gente que se deu mal. Isso vai fazer seu pessoal ser mais prudente e avaliar melhor os riscos. E ainda vai fazer as pessoas prestarem mais atenção no que você está falando.

Boa semana!


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Não vi nada de mais na matéria. Muito superficial. Talvez citando uma situação real seria mais proveitoso.

  2. Robson, a situação dos bombeiros é real e está no estudo da Revista Applied Psichology, citado e linkado no texto.

  3. Só atualizei o link para ir direto ao estudo.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)